SUPER NINTENDO+ROMS
A nostalgia virou algo muito frequente hoje em dia. Lembrar das coisas que nos divertiam
no passado sempre é bom para reavivar boas memórias (e até tem um canal no Youtube
que faz essa tarefa muito bem) e observar como aqueles bons tempos não voltam. Mas
isso quer dizer que esses tempos sejam melhores que os atuais? Ou ainda, que tudo vindo
do passado é bom, e tudo o que é atual é ruim?
no passado sempre é bom para reavivar boas memórias (e até tem um canal no Youtube
que faz essa tarefa muito bem) e observar como aqueles bons tempos não voltam. Mas
isso quer dizer que esses tempos sejam melhores que os atuais? Ou ainda, que tudo vindo
do passado é bom, e tudo o que é atual é ruim?
Já falamos aqui em duas ocasiões sobre os tempos passados dos games, sobre o quanto
como os jogos não precisavam de muita lógica para serem divertidos, e até como eles eram
em sua maioria mais desafiadores do que os atuais. No entanto, ficar limitado unicamente
ao passado também é um baita retrocesso, o que pode levar a outro sentimento que
certamente você já viu em um de seus avós, pais ou nos amigos deles. Sim, ser saudosista
não é lá uma atitude muito saudável e vamos mostrar aqui o porque. Claro, no universo
dos games.
como os jogos não precisavam de muita lógica para serem divertidos, e até como eles eram
em sua maioria mais desafiadores do que os atuais. No entanto, ficar limitado unicamente
ao passado também é um baita retrocesso, o que pode levar a outro sentimento que
certamente você já viu em um de seus avós, pais ou nos amigos deles. Sim, ser saudosista
não é lá uma atitude muito saudável e vamos mostrar aqui o porque. Claro, no universo
dos games.
“Ah, mas o Super Nintendo foi o melhor video-game. Tudo hoje em dia é ruim.” –
Opinião Saudosista.
Não há como negar que o NES e o SNES foram grandes representantes de suas gerações,
com jogos e franquias que até hoje marcam os mais jovens e os mais velhos. Isso é tão
verdadeiro que as empresas Indie conseguem retomar seus elementos de maneiras bem
curiosas, trazendo novidades disfarçadas de games “retrô”.
Opinião Saudosista.
Não há como negar que o NES e o SNES foram grandes representantes de suas gerações,
com jogos e franquias que até hoje marcam os mais jovens e os mais velhos. Isso é tão
verdadeiro que as empresas Indie conseguem retomar seus elementos de maneiras bem
curiosas, trazendo novidades disfarçadas de games “retrô”.
Se por um lado essas iniciativas fomentam e diversificam o mercado, por outro a tendência
de acharmos que o que é antigo é melhor também é bem frequente. O fato de termos
muitos games AAA fáceis demais – muito conteúdo e pouco desafio – não ajuda muito
a provar o contrário.
de acharmos que o que é antigo é melhor também é bem frequente. O fato de termos
muitos games AAA fáceis demais – muito conteúdo e pouco desafio – não ajuda muito
a provar o contrário.
Entretanto, não podemos nos deixar levar pelo saudosismo. Esse tipo de pensamento,
embora enalteça valores antigos positivos, acaba cegando para os aspectos negativos.
E não me venha dizer que o SNES e outros consoles antigos não tinham suas bombas,
pois eles também tiveram. Seguir por esse tipo de caminho nos impede de enxergar as
novidades reais que os novos tempos trouxeram.
embora enalteça valores antigos positivos, acaba cegando para os aspectos negativos.
E não me venha dizer que o SNES e outros consoles antigos não tinham suas bombas,
pois eles também tiveram. Seguir por esse tipo de caminho nos impede de enxergar as
novidades reais que os novos tempos trouxeram.
Quer ver um exemplo de Saudosismo? Você, jogador das antigas, deve se lembrar dos
passwords, certo? Aquela sequência que devia ser gravada para voltar de onde parou
nos saves seguintes. Por mais divertido e até seguro que fossem (já que tudo era anotado
no papel, se você perdesse o cartucho era possível recuperá-lo depois), eles não eram tão
úteis como os HDs internos atuais. E nem vou contar o auto-save pois ele divide opiniões
de game para game…
passwords, certo? Aquela sequência que devia ser gravada para voltar de onde parou
nos saves seguintes. Por mais divertido e até seguro que fossem (já que tudo era anotado
no papel, se você perdesse o cartucho era possível recuperá-lo depois), eles não eram tão
úteis como os HDs internos atuais. E nem vou contar o auto-save pois ele divide opiniões
de game para game…
Aproveitando a Nostalgia como se deve
Lembrar da infância quando se é adulto sempre é interessante para remontarmos toda uma
época, e é natural que as coisas não sejam mais as mesmas já que tudo evolui
(ou retrocede em alguns casos) com o passar do tempo. E tal como as lembranças, o
lugar do passado é no passado.
época, e é natural que as coisas não sejam mais as mesmas já que tudo evolui
(ou retrocede em alguns casos) com o passar do tempo. E tal como as lembranças, o
lugar do passado é no passado.
Isso não significa que algo velho é ultrapassado. Os exemplos vistos nas empresas indies
mostra que é possível reavivar aquele sentimento nostálgico com os ares modernos de
hoje em dia. Shovel Knight, Shantae, Pier Solar, o vindouro Mighty No. 9, e tantos
outros são apenas alguns exemplos de como eles podem ser inovadores: mesmo com
gráficos em 8 ou 16-bits ou mesmo em gráficos modernos e jogabilidade side-scrolling,
os elementos atuais como a quantidade de horas aproveitadas, exploração a altos níveis,
colecionáveis e tantos outros traços podem ser muito bem aproveitados
mostra que é possível reavivar aquele sentimento nostálgico com os ares modernos de
hoje em dia. Shovel Knight, Shantae, Pier Solar, o vindouro Mighty No. 9, e tantos
outros são apenas alguns exemplos de como eles podem ser inovadores: mesmo com
gráficos em 8 ou 16-bits ou mesmo em gráficos modernos e jogabilidade side-scrolling,
os elementos atuais como a quantidade de horas aproveitadas, exploração a altos níveis,
colecionáveis e tantos outros traços podem ser muito bem aproveitados
E isso porque citei apenas os gêneros Plataforma e RPG, dois dos mais explorados
atualmente pelas desenvolvedoras. Imagine o que se pode fazer com Beat’em Up,
Shooters, luta em 2D… Viva a nostalgia! Mas não seja ranzinza. É justamente com
a tecnologia que podemos reviver o passado e aproveitar o futuro.
atualmente pelas desenvolvedoras. Imagine o que se pode fazer com Beat’em Up,
Shooters, luta em 2D… Viva a nostalgia! Mas não seja ranzinza. É justamente com
a tecnologia que podemos reviver o passado e aproveitar o futuro.
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